Simulado prepara servidores do Semae Mogi das Cruzes para salvamento e primeiros socorros
14 mar 2025

Durante treinamento, houve simulações de possíveis cenários de acidentes em espaços confinados e altura (Divulgação/Semae)
O Semae Mogi das Cruzes realizou, na quinta-feira (13/03), o simulado anual de salvamento com a equipe de limpeza de reservatórios. O treinamento é uma determinação da Norma Regulamentadora 33, do Ministério do Trabalho e Emprego, e tem o objetivo de realizar procedimentos de resgate e primeiros socorros que os servidores aprendem nos treinamentos.
“O Semae possui os equipamentos necessários para resgate e primeiros socorros, tais como pranchas rígidas, macas tipo envelope, colares cervicais e talas para imobilização, entre outros. Caso ocorra algum acidente, as possíveis vítimas receberão atendimento adequado e imediato”, explica Alexandre Petronilio Santos, do setor de Segurança do Trabalho da autarquia.
Durante o treinamento, houve simulações de possíveis cenários de acidentes em espaços confinados e altura, em que os participantes tinham como tarefa retirar a suporta vítima (um boneco com características e peso de um adulto) do interior de um reservatório, aplicando os primeiros socorros, imobilizando e transportando até o solo para atendimento na sequência.
O trabalho contou com acompanhamento e orientação de Juliano Cesar dos Santos Francisco, profissional especializado em treinamentos e resgate técnico em espaços confinados e altura, e também dos técnicos de segurança do trabalho do Semae Alexandre Petronilio e Michele Cantilia de Souza Melo.
“Além de ser uma determinação legal, a realização destes simulados é de extrema importância, pois proporciona aos servidores a prática de algo que poderia ser real”, pontua Petronilio.
“Apesar de todo trabalho e investimento em segurança feito pelo Semae, a hipótese de ocorrer um acidente nunca pode ser negligenciada e, caso ocorra, as pessoas envolvidas devem estar preparadas para agir de forma adequada e rapidamente”, conclui o técnico.